Os que acreditam no trabalho

Blogger voltado a apresentação de uma proposta pedagógica para a Educação Física, e a Psicomotricidade Relacional. Atendemos creches, escolas infantis, escolas... também organizamos palestras, cursos sobre psicomotricidade, educação física, formação pessoal de professores... Experiências também com crianças portadoras de necessidades especiais permanentes.... Inclusão Educacional.

6/23/2006

O início do Teatro do Corpo


O Início do TEATRO DO CORPO

Teatro do Corpo inicia-se em 2005, a partir do Curso de Pós-Graduação em Psicomotricidade Relacional coordenado pelo Prof. Dr. Airton Negrine, no UNILASALLE em Canoas; quando a partir da formação pedagógica inovadora, através da disciplina Metodologia da Prática Psicomotriz em que Luciano e Fábia têm no contato concreto com crianças, seja por observação seja pela atuação efetiva, a oportunidade de perceber, vivenciar novas possibilidades no campo psicomotriz.

Foi nesse momento que além de começamos a atender individualmente as crianças também o fizemos com as famílias, nos levando a uma experiência determinante e significativa, fomentando o desejo de continuar o trabalho fora do espaço acadêmico.

Além do forte vínculo afetivo criado com as crianças e suas famílias, percebemos que o tempo de contato na disciplina era muito pequeno, foi então que propusemos ao Prof. Negrine o atendimento continuado a partir do inicio de 2006.

Começamos então, reuniões para planejar, organizar, e adequar os horários, o numero de crianças atendidas, os objetivos. Então no dia 21 de março de 2006 iniciamos o atendimento.

A abrangência do projeto ultrapassou nossas expectativas, visto pelo número de contatos de outras famílias interessadas na proposta. Percebemos então que nossa temática psicomotricidade relacional havia nos transportado a uma nova, da inclusão social.

O tema inclusão vem sendo motivo de reflexões e discussões no âmbito social e, fundamentalmente, no contexto educacional. Movimentos de escala mundial aconteceram para repensar uma educação que pudesse contemplar a diversidade humana
numa mesma sala de aula.

Neste sentido, a Declaração de Salamanca em 1994 estabeleceu a filosofia e a prática da inclusão rumo à educação inclusiva. Os resultados desses encontros repercutiram no Brasil, visto a proposição da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº.9394/96, artigos 58, 59 e 60, do Capítulo V, (BRASIL, 1996-a) e das Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (BRASIL, 2001) de normatização dos serviços de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no ensino regular.

Para nos auxiliar nesse projeto, buscamos auxilio em nosso colega, o Prof. Ms. Anselmo, que além nos ter indicado o excelente curso, teve formação com o Prof. Negrine no próprio UNILASALLE, e ainda elaborou dissertação com o título: Processo de Inclusão: A Criança com necessidade educativa especial e os envolvidos.

Pensamos estar com o grupo não pronto, mas determinado a tentar, desafiar e quem sabe, contribuir para quebra de um paradigma educacional, quando falamos em psicomotricidade relacional e educação inclusiva.

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